Wednesday, 26 November 2008

Tuesday, 25 November 2008

Gherkin


Esse é o meu amor. Foi por causa dele que eu vim parar aqui! Esta foto também foi tirada de cima da torre. Ao fundo, dá pra ver o 'Gherkin', um prédio ultra-moderno que fica no centro financeiro da cidade, e que parece um foguete, ou um 'gherkin' (pepino, daqueles em conserva). Esse prédio domina a paisagem do centro e é muuuuuuuuuuito bacana.

A Torre


Essa é St Augustine's tower, e foi daí que tiramos as fotos do bairro, publicadas abaixo. Ela é o que resta de uma antiga igreja, e é o prédio mais antigo de Hackney, foi construída em (pasmem!) 1275. Ela é aberta ao público todo último domingo de cada mês, e tivemos a oportunidade de subir até o topo em setembro. A escada vai se afunilando, e culmina em uma minúscula portinha que dá acesso ao topo. A vista é muito legal, dá pra ver quase até o centro. A torre não é tão alta, mas dá pra ver longe porque Londres não é uma cidade vertical, como São Paulo, por exemplo. Os prédios aqui são geralmente baixos, com 3, 4 andares. É claro que existem exceções. Na frente da torre fica uma rua bem movimentada, onde geralmente pegamos o ônibus. Bem à frente da torre tem um Mac Donalds. A cidade é cheia desses contrastes, o moderno e o antigo dividindo a paisagem urbana.

6 Isabella Road


Essa é a nossa casa. Típica casinha inglesa, da época vitoriana. Foi construída em 1865, junto com uma série de outras casas, dos nossos vizinhos. O homem que mandou construir tinha duas filhas, uma delas chamada Isabella. E adivinha onde ela morava? Isso mesmo, aqui! Essa era a casa da Isabella. Agora é a casa do Ian, da Mariana e da Lígia. Estamos muito contentes com a nossa nova velha casa, e ela a cada dia vai tomando forma,vamos colocando uma coisinha aqui, outra lá... e aos poucos ela vai se transformando. É uma casa que tem personalidade: tem seus barulhos. O chão de madeira (original, por sinal) 'fala' com a gente, a cada passo que a gente dá. Tem também as lareiras... será que mora alguma coisa ali dentro? E as janelas, então? Grandes janelas de madeira, que já revelaram tantas mudanças nesse céu que nem sempre é cinza...

Hackney




Pra quem ainda não conhece, Londres é uma cidade enorme, que se espalha em volta do rio Tâmisa, que corta a cidade ao meio. No centro, às margens do rio, fica a parte mais rica da cidade, aquela que todo mundo vê nos filmes e que turistas do mundo todo vêm visitar. Mas não é lá que a gente mora. Moramos em um bairro em East London chamado Hackney. Fica muito bem localizado, na zona 2 (Londres é dividida em 6 zonas, a partir do centro da cidade), e tem muitos imigrantes. Gente que veio de todo canto do mundo, Turquia, Bangladesh, Romênia, China, Coréia, Jamaica, Portugal, Polônia e sabe-se lá onde mais. O que posso dizer é que é um grande caldeirão, com uma diversidade cultural que me deixa fascinada. A gente sai na rua e ouve várias línguas diferentes, sobe no ônibus e é outra surpresa. Hackney tem fama de ser meio barra pesada, violento... Para os padrões ingleses. Pra quem vem do Brasil e morou tantos anos em São Paulo, a percepção é outra. Eu me sinto à vontade aqui, com toda essa diversidade, e não tenho receio de sair na rua. É claro que também não fico dando mole, andando desacompanhada tarde da noite pelos becos do bairro... As duas fotos acima foram tiradas de cima de uma torre aqui perto de casa. Na foto de cima dá pra ver a parte de trás da nossa casa, com a janela do banheiro e do quarto da Lígia, no centro da foto.

good omen


Dia 10 de Agosto de 2008. Chegamos em Londres depois de uma longa noite no ar... Fomos direto pra casa dos pais do Ian, em Hackney, ao lado leste da cidade. Da janela do quarto, fomos presenteados com essa vista linda... Um duplo arco-íris, coroando a escola local. Só posso pensar que isso é um bom sinal, um 'good omen'...

...and here we are

Decidi criar esse espaço pra compartilhar as novidades da nossa nova vida no velho mundo. Tenho visto tanta coisa interessante que quero compartilhar com as pessoas que eu amo e que estão tão longe, e tão perto... Minha família, meus amigos queridos... Espero que esse espaço ajude a matar um pouco a saudade (será que dá?) e que seja uma porta aberta pra nós todos, pra descobrirmos coisas legais. Sintam-se à vontade pra deixar recados, comentários, etc! Bem-vindos ao velho mundo!